Wang-Zhenya-1200x675

Wang Zhenyi e os Eclipses

Wang Zhenyi nasceu no ano de 1768, na cidade de Shuxiangmendi, na China. Foi uma astrônoma, matemática e poeta. Naquela época, sua família possuía boas condições financeiras, sendo rodeada de estudiosos, servindo de inspiração para Zhenyi seguir a carreira científica. Essa não era uma situação normal para uma mulher chinesa, Zhenyi era uma exceção.

Nesse período, os eclipses não eram bem compreendidos. Zhenyi criou um modelo de eclipse utilizando um espelho, uma lâmpada e um globo que prendeu com cordas em volta de uma mesa. Usando este modelo para provar sua teoria de como a Lua bloqueia nossa visão do Sol durante um eclipse.

Ela também estudou, cientificamente, o calendário chinês. Usou seu telescópio para observar as estrelas e explicar a rotação do sistema solar. Além disso, escreveu diversos trabalhos relacionados à Matemática, dentre eles o livro “A Explicação do Teorema de Pitágoras e a Trigonometria”, que descreve o teorema de modo acessível à população.

Apesar de ter nascido em uma família rica, Wang Zhenyi observou as injustiças sofridas pelos camponeses chineses e utilizou a poesia como uma forma de denunciar o sistema de impostos. Faleceu no ano de 1797, com apenas vinte e nove anos. Mesmo com uma morte tão prematura, ainda é lembrada como uma das maiores mentes da dinastia Qing.

É feito para acreditar que as mulheres são iguais aos homens; Você não está convencido de que as filhas também podem ser heróicas? – Wang Zhenyi

Fontes

IGNOTOFSKY, Rachel. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo. São Paulo: Blutcher, 2017.

https://lapsiudesc.wordpress.com/2021/03/10/dia-10-wang-zhenyi/

Deixe um comentário