Atualmente, a descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA é creditada majoritariamente para os cientistas James D. Watson, biólogo molecular e geneticista, e Francis Crick, também biólogo molecular e biofísico. Entretanto, a descoberta deste ordenamento molecular refere-se principalmente a uma cientista chamada Rosalind Franklin, química britânica que fundou o entendimento de diversas estruturas moleculares, indo desde o DNA até a disposição das moléculas do grafite e do carvão mineral.
Rosalind Elsie Franklin nasceu em 1920 em Londres, Reino Unido, sendo a segunda filha de uma família judaica bastante influente na cidade, além de participar de forma ativa no Movimento Sufragista. Assim, começou a estudar para a ciência em 1938 e foi em 1941, com 21 anos, que ela se formou em Ciências da Natureza pelo Newham College, uma faculdade restrita para mulheres na Universidade de Cambridge, além de conquistar seu Ph.D através de uma ampla pesquisa acerca das microestruturas de carbono e grafite, em 1945. Também trabalhou com a Cristalografia, uma ciência que estuda a estrutura dos cristais, e Raios-X, em Paris, por algum tempo. Após voltar para sua terra natal, Londres, a química foi convidada para trabalhar em um laboratório de biofísica, onde conseguiu obter a primeira imagem, em todo o mundo, que mostrava a estrutura da dupla-hélice do DNA, o ácido desoxirribonucleico.
Nesse momento, os cientistas James D. Watson, Francis Crick e também o biofísico Maurice Wilkins se envolvem na história sobre a descoberta da estrutura do DNA. Foi através de um dos alunos de Rosalind que a preciosa foto chega até Watson e Crick, uma vez que este estudante havia pegado a imagem e a mostrado para o chefe do laboratório, Wilkins, colega de trabalho dos outros dois cientistas. Vale ressaltar que, na época, Watson tentava descobrir a estrutura do DNA, e após a visualização da imagem, Watson e Crick anunciam a descoberta da dupla-hélice, obtendo diretamente os créditos, em conjunto com Wilkins, embora Rosalind tenha sido a primeira pessoa no planeta Terra a observar e fotografar a ordenação molecular do DNA.
Assim, Rosalind Franklin, que contribuiu para o entendimento das estruturas moleculares do DNA, RNA, vírus, carvão mineral e grafite, morreu em 1958, aos 37 anos, de câncer no ovário. Além disso, em nenhum momento criticou, de forma oficial, a atitude dos colegas. Enquanto isso, em 1962, Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, ganhavam o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por suas descobertas sobre a estrutura molecular dos ácidos nucléicos e seu significado para a transferência de informações em materiais vivos, não existindo quaisquer tipos de citações à cientista Rosalind Franklin, pelo menos, na época. Inclusive, só se tornou de conhecimento público sua contribuição após Watson a citar, em 1968, em sua autobiografia “A dupla hélice: Como descobri a estrutura do DNA”. Além disso, segundo Ignotofsky (2017), neste livro, Watson faz alusões de mau gosto a Rosalind, chegando a admitir que espiou o trabalho dela, o que levantou suspeitas sobre a legitimidade da descoberta atribuída a Watson, Cricks e Wilkins.
Essa conturbada história científica que envolveu a descoberta da estrutura do DNA foi dramatizada através da peça de teatro Photograph 51, roteirizada por Anna Ziegler e protagonizada por Nicole Kidman, que interpretou Rosalind Franklin. Além disso, a peça traz uma reflexão ao público a respeito da participação feminina na ciência e os seus obstáculos.
REFERÊNCIAS:
COSTA, Gabriele Chomen. Rosalind Elsie Franklin (1920-1958). Unicentro Paraná, 2017. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2017/03/21/rosalind-elsie-franklin-1920-1956/. Acesso em: 13 de agosto de 2024.
DIAS, José Antônio. A História Retorcida da Descoberta da Molécula de DNA. Blog Biorritmo, 2014. Disponível em: https://profjabiorritmo.blogspot.com/2014/04/a-historia-retorcida-da-descoberta-da.html. Acesso em: 13 de agosto de 2024.
GOMES, Giovanna. Excluída de sua própria descoberta: a nebulosa história de Rosalind Franklin. AH. Aventuras na História. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/saga-de-rosalind-franklin-cientista-que-participou-de-uma-importante-descoberta-sobre-o-dna.phtml. Acesso em: 10 de maio de 2023.
IGNOTOFSKY, Rachel. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo. São Paulo: Blutcher, 2017.
REDAÇÃO GALILEU. Quem foi Rosalind Franklin, a química que descobriu a estrutura do DNA. Galileu, 16 de abril de 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/04/quem-foi-rosalind-franklin-quimica-que-descobriu-estrutura-do-dna.html. Acesso em: 13 de agosto de 2024.
REN MAGAZINE. Mulheres no anonimato: Rosalind Franklin e a descoberta da estrutura do DNA. 01 de janeiro de 2022. Disponível em: https://warren.com.br/magazine/rosalind-franklin-descoberta-estrutura-dna/. Acesso em: 10 de maio de 2023
Deixe um comentário