A Teoria da Relatividade é a nomenclatura dada a duas teorias físicas realizadas entre os anos de 1905 e 1915, sendo dividida entre a teoria da relatividade restrita, também conhecida como relatividade espacial, e a teoria da relatividade geral. Assim, essa teoria ganha mérito de Einstein, porém, devido a relatos históricos, surgem dúvidas de qual Einstein deve ser creditado: Albert Einstein, o físico teórico alemão, ou Mileva Marić Einstein, física e matemática sérvia e também primeira esposa do gênio da física moderna.
Mileva Marić nasceu em 19 de dezembro de 1975, na Sérvia, enquanto seu marido, Albert Einstein, nasceu em 1879 na Alemanha. Ambos foram estudantes do Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça: Marić teria ido por influência do seu pai, em busca de aperfeiçoar seus estudos em matemática e física, uma vez que o instituto era uma das poucas universidades da Europa que admitiam mulheres. Assim, era a única mulher na classe de seis alunos e a quinta a ingressar no curso. Já Einstein não se encaixava nos métodos de ensino da época e não concordava com o estilo do regime escolar, além de ser considerado um aluno medíocre e preguiçoso por seus professores. Entretanto, foi admitido no instituto, onde era um aluno brilhante, mas tinha dificuldades com o formalismo matemático, o que ocasionou a ajuda de Mileva Marić, uma vez que suas qualificações eram bastante notáveis. Por isso, se apaixonaram e em 1903, se casaram, tendo três filhos: Eduard Einstein, Lieserl Einstein e Hans Albert Einstein.
E assim, vários relatos indicam que Mileva e Albert trabalharam juntos em diversos assuntos, inclusive na teoria da relatividade e no efeito fotoelétrico. Historicamente, houve a preservação de 43 cartas trocadas entre os dois, mencionando frequentemente termos como “nossa teoria do movimento relativo”, “nosso ponto de vista” ou “nossos artigos”, e também o depoimento de Pauline Gagnon, física sênior da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), que afirma que durante as férias escolares os dois trocaram várias cartas nas quais Albert se referia constantemente à colaboração dela. Este fato é bastante relatado no livro “Senhora Einstein: A história de amor por trás da Teoria da Relatividade”, de Marie Benedict. Inclusive, na primeira versão publicada da teoria da relatividade, Mileva é mencionada como coautora, mas nas versões seguintes, seu nome desaparece. Isso ocorreu em 1905, quando Albert Einstein publicou quatro artigos na revista Annalen der Physik (Anais da Física) que incluíam a teoria da relatividade.
É necessário ressaltar que, por ser mulher, Mileva não pode se dedicar totalmente aos estudos, porque precisava se dedicar à família, um dos fatores que impulsionam a necessidade de ter reconhecimento pela co-autoria de uma das teorias pilares para a física moderna. Enquanto isso, Albert tinha liberdade para focar na sua carreira e, em 1906 se tornou doutor.
Em 1921, Einstein recebe o prêmio Nobel de Física pela descoberta do Efeito Fotoelétrico, sendo o único autor reconhecido. Sendo assim, ficou acordado que Mileva Marić receberia a quantia do prêmio em dinheiro, se ficasse para a herança dos filhos, porém, embora Mileva não teria concordado, uma vez que havia grande participação própria no trabalho, o advogado de Mileva conseguiu deixar o dinheiro parcialmente para ela e em algum momento, o casamento dos dois chega ao fim com o divórcio, iniciado em 1914, mas oficializado apenas em 1919. Além disso, também foi exposto a partir do livro “Listas Extraordinárias”, de Shaun Usher, em 2016, uma lista escrita pelo físico que impunha todas as condições que deveriam regrar a convivência do casal, até ser oficializado o divórcio, com quatro tópicos principais, achadas dentre os pertences de Albert em 1986, três décadas depois de sua morte:
Você se absterá de quaisquer relações pessoais comigo, a menos que sejam absolutamente necessárias por motivos sociais. Sobretudo, você abrirá mão de: 1. minha companhia em casa; 2. sair ou viajar comigo. [Você] não esperará nenhuma intimidade de minha parte, nem me repreenderá de forma alguma (Einstein [1914?] apud Usher, 2016).
Por fim, prevalece a dúvida do real motivo por Mileva Marić ter abrido mão da co-autoria. Sendo assim, o livro “Mileva e Albert Einsteins: Their Love and Scientific Collaboration”, de Djordje Krstić, sugere que devido ao preconceito contra as mulheres na época, uma publicação co-assinada por uma mulher não teria sido aceita no meio científico, razão esta que volta à premissa da misoginia fortemente gravada pela população e pelos sistemas sociais da época. Por isso, no dia 4 de agosto de 1948, Mileva faleceu aos 72 anos, à sombra de seu ex-marido, muito diferentemente do prestígio que Albert Einstein recebeu e ainda recebe por, não somente seus, trabalhos teóricos e práticos. Portanto prepondera a reflexão de Pauline Gagnon na sua entrevista ao programa Today, da BBC 4, que diz: “Apagar da história da ciência mulheres brilhantes como Mileva não ajuda no trabalho de demonstrar que nós mulheres somos tão capazes quanto os homens”.
Fontes:
AVENTURAS NA HISTÓRIA. A história de Mileva Maric: Documentos sugerem que a mulher de Einstein ajudou a desenvolver a teoria da relatividade. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-mileva-maric-documentos-mulher-einstein-teoria-relatividad.phtml#:~:text=Mileva%20e%20Albert%20Einstein%20se,parar%20os%20estudos%20de%20doutorado. Acesso em: 20 jul. 2024.
AVENTURAS NA HISTÓRIA. Conheça a lista de condições que Einstein enviou à sua esposa. Disponível em: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/conheca-lista-de-condicoes-que-einstein-enviou-sua-esposa.phtml. Acesso em: 20 jul. 2024.
BBC. Albert Einstein: A teoria da relatividade e suas consequências. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46640237. Acesso em: 20 jul. 2024.
EXAME. A teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Disponível em: https://exame.com/esg/a-teoria-da-relatividade-geral-de-albert-einstein/. Acesso em: 20 jul. 2024.
HYPESCIENCE. Albert Einstein era mesmo um aluno medíocre? Disponível em: https://hypescience.com/albert-einstein-era-mesmo-um-aluno-mediocre/#:~:text=N%C3%A3o%2C%20Einstein%20n%C3%A3o%20era%20um,aulas%20particulares%20com%20um%20tutor . Acesso em: 20 jul. 2024.
MEGA CURIOSO. Mileva Maric: a triste história da primeira esposa de Einstein. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/121866-mileva-maric-a-triste-historia-da-primeira-esposa-de-einstein.htm. Acesso em: 20 jul. 2024.
SCIENTIFIC AMERICAN. The forgotten life of Einstein’s first wife. Disponível em: https://blogs.scientificamerican.com/guest-blog/the-forgotten-life-of-einsteins-first-wife/. Acesso em: 20 jul. 2024.
Deixe um comentário