Com certeza você já ficou com vontade de tomar um banho, entrar na piscina ou no mar após uma refeição, e ouviu da sua avó que tinha que esperar um tempo pra não causar má digestão. Mas será que isso é verdade? Hoje, a gente te explica tudo.
Como funciona a digestão?
O sistema digestivo é responsável por processar e absorver nutrientes do alimento, como proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas, que podem ser absorvidos pelo corpo.
A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos são responsáveis pela trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores. Já os processos químicos são aqueles em que ocorrem a transformação das moléculas dos alimentos em moléculas mais simples.
Cada parte do processo digestório ocorre em uma parte, mas tudo se inicia na boca, com a mastigação. Após esse processo, o bolo alimentar sai da boca e segue passando pela faringe e pelo esôfago, por meio da deglutição, até chegar ao estômago, onde vai sofrer ação do suco gástrico e se transformar em quimo.
O quimo vai do estômago para o intestino delgado, onde sofre ação de outras enzimas. É nesse momento que os nutrientes são absorvidos. Por fim, formam-se as vezes no intestino grosso, que posteriormente serão eliminadas.
Mas e quanto ao tempo depois de comer?
No entanto, todo esse processo não tem qualquer relação científica com o ato de tomar banho. A verdade é que a história de precisar esperar um tempo antes de entrar em contato com água é um mito. Não importa o momento em que você vai entrar, e sim em qual temperatura a água se encontra.
Após terminar uma refeição, o nosso organismo se concentra no processo de digestão dos alimentos. Dessa forma, o sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar na digestão, então, se uma pessoa acabou de comer e toma um banho chuveiro com a água em temperatura ambiente, não existe um mal nisso, já que o organismo será capaz de conciliar ambas funções.
Contudo, se o banho for muito quente, nossos vasos sanguíneos superficiais se dilatam para equilibrar a temperatura corporal, e parte do sangue que estava trabalhando na digestão, vai se desviar para a pele, deixando o alimento mas tempo no estômago e no intestino, e isso pode provocar mal-estar.
O mesmo acontece ao entrar em uma água fria, que pode ocasionar um choque térmico, isso porque uma das funções básicas do organismo é a termorregulação, assim, normalizar a temperatura corporal se torna prioritária em relação às outras funções, deixando de mandar sangue suficiente para a digestão.
Quer dizer que a praia e o mar estão liberados?
Sim, tomar banho de piscina ou de mar é permitido, desde que a temperatura dessas águas não seja tão quente ou tão fria. O problema se encontra mesmo em fazer esforços físicos dentro ou fora da água após comer.
Ao realizarmos uma atividade física, o sistema nervoso simpático (parte do sistema nervoso autônomo formado pelo tronco do cérebro e pela medula espinhal) produz estímulos nervosos que fazem as artérias e veias se contraírem, movimento conhecido como vasoconstrição. Esse movimento aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo.
Assim, se a maior parte do corpo recebe a mensagem para cortar o fluxo sanguíneo, mas os músculos obtém comando para aumentar a demanda, um desequilíbrio é causado. Como resultado, algumas pessoas podem ter desconforto gástrico, refluxo, enjoo, náusea, indigestão e até mesmo câimbras.
Ademais, é importante ressaltar que isso não se aplica a banhos de chuveiro, que não implicam em nenhum esforço excessivo. No entanto, se quiser tomar banho após uma refeição, se atente a temperatura da água.
Fontes:
LOPES, A. Tomar banho depois de comer: pode, mas com cuidado. Extra, 24 nov. 2022. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/tomar-banho-depois-de-comer-pode-mas-tome-cuidado-entenda-25614075.html>. Acesso em: 12 mar. 2024.
MEDEIROS, T. Veja em que casos entrar na água depois de comer pode ser um problema. Uol Drauzio. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/atividade-fisica/veja-em-que-casos-entrar-na-agua-depois-de-comer-pode-ser-um-problema/>. Acesso em: 12 mar. 2024.
Tomar banho durante a digestão é perigoso? Lusíadas. Disponível em: <https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/bem-estar/tomar-banho-durante-digestao-perigoso#:~:text=4.,rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20tempo%20e%20digest%C3%A3o>. Acesso em: 12 mar. 2024.
TORRE, A. Tomar banho depois de comer: será realmente perigoso? Medicare, 30 out. 2022. Disponível em: <https://www.medicare.pt/mais-saude/prevencao/tomar-banho-depois-comer>Acesso em: 12 mar. 2024.
MIRANDA, A. Sistema digestório: como funciona e resumo. Quero Bolsa, 07 ago. 2024. Disponível em: <https://querobolsa.com.br/enem/biologia/sistema-digestivo>. Acesso em: 29 set. 2024.
Deixe um comentário